Eu imagino como seria viver num videogame. Ser capaz de feitos incríveis, ter sempre outra chance, viver aventuras...
Sejamos radicais: uma vida simples em oito bits. Nada de gráficos foto-realistas, nada de sons gravados em alta definição, apenas alguns pixels para cada um expressar suas emoções. Tudo o que ouvimos são freqüências no sintetizador, determinadas pelo chip. É uma vida restrita, mas nem por isso pouco compensadora. Com uma realidade tão limitada, também nossa percepção, pensamento e personalidade se simplificariam. Um rei pode dizer que você é o Chosen One e que o mundo inteiro está em suas mãos. E você irá acreditar. Você pode até mesmo ser mudo, e nem por isso o mundo será menos divertido. Você pode viajar à lugares estranhos sem explicação, e não questionar nada disso por um segundo. Para quê profundidade? Às vezes, não basta apenas estar ali?
Também haveria perigos. A todo momento um dragão, mago, alienígena, mutante, ou pirata zumbi poderia surgir. E caberia à você resgatar a princesa. Mas mesmo que ela esteja em outro castelo, de novo e de novo, você sabe que um dia a alcançará. Embora um coreano sempre chegue na sua frente. Malditos coreanos.
E é isso que é o melhor nos jogos: o desafio, a adrenalina, a frustração e a superação. Você sempre pode conseguir seu objetivo, depende apenas de você. Não existem personalidades incompatíveis, discussões de relacionamento, problemas familiares, injustiças. Os maus serão punidos, e todos viverão felizes até a próxima continuação, quando o mundo estará em perigo outra vez.
É claro que viver num universo assim teria suas desvantagens, as diversas nuances das personalidades e sentimentos humanos não seriam aproveitadas. Mas às vezes me pergunto até quando toda essa complexidade é realmente necessária. Posso dizer com certeza que, mesmo com todas as indicações em contrário, a humanidade ainda não "deu certo" depois de todo esse tempo.
De certo modo, porém, é tolo pensar nessas diferenças. Um ser desse universo não saberia o que está perdendo. Por Deus, ele não saberia nem o que são três dimensões! Ele viveria tranquilo (enquanto não aparecesse um mago conquistando seu reino) em sua simplicidade, sem profundidade, física ou espiritual.
Ah, e em caso de emergência, sempre se pode usar um cheat!
Inspired by Scott Pilgrim. OMG, that movie is AWESOME!
Ah, e em caso de emergência, sempre se pode usar um cheat!
Inspired by Scott Pilgrim. OMG, that movie is AWESOME!
ideia mega interessante, ainda mais qdo se trata de adquirir o poder d voltar no tempo o.õ
ResponderExcluir